O Modo de Produção Biológico (MPB) é um sistema de produção agrícola e alimentar sustentável que respeita o ambiente, o bem-estar animal e a saúde humana. Baseado na utilização de processos e substâncias naturais, este modelo visa preservar os recursos naturais e promover a biodiversidade, garantindo simultaneamente a qualidade dos produtos e a confiança dos consumidores.
Regido pelo Regulamento (UE) 2018/848, em vigor desde 1 de janeiro de 2022, o MPB representa uma abordagem responsável e cada vez mais valorizada pela sociedade, em sintonia com os princípios da agricultura ecológica e das exigências dos consumidores modernos.
Princípios do Modo de Produção Biológico
• Respeito pelo ambiente: práticas agrícolas que preservam os solos, a água e os ecossistemas.
• Preservação da biodiversidade: promoção da variedade biológica nas explorações e na paisagem rural.
• Não utilização de químicos de síntese: proibido o uso de pesticidas, fertilizantes artificiais e organismos geneticamente modificados (OGM).
• Bem-estar animal: os animais devem ter acesso ao ar livre, ser alimentados com rações biológicas e tratados de forma ética.
• Rotulagem transparente: os produtos são identificados com o selo europeu de agricultura biológica, assegurando a rastreabilidade e certificação.
Apenas quem estiver certificado por um organismo de certificação acreditado, pode rotular e publicitar os seus produtos como de Produção Biológica.A CODIMACO encontra-se acreditada segundo a NP EN ISO/IEC 17065 para o Modo de Produção Biológico pelo IPAC, sendo identificado para este modo de produção com o código: PT-BIO-08.
Para mais informações consulte o Guia de Certificação do Modo de Produção Biológico, pressionando o botão abaixo.
Os certificados de conformidade emitidos, no âmbito do Modo de produção biológico, estão disponíveis na plataforma TRACES e podem ser consultados através do link:
https://webgate.ec.europa.eu/tracesnt/directory/publication/organic-operator/index#!?sort=-issuedOn