Conservação do Solo - Pastagens Biodiversas
A intervenção «Conservação do solo — Pastagens Biodiversas» diz respeito a um regime de Certificação no Âmbito das Intervenções PEPAC (Plano Estratégico da Política Agrícola Comum). Deve ser proposto anualmente a candidatura através do Pedido Único.
Esta intervenção tem como objetivo promover a adoção ou a preservação de práticas de gestão de pastoreio que assegurem a manutenção de pastagens biodiversas instaladas ou naturais. Estas contribuem, de forma relevante, para a mitigação das alterações climáticas e a proteção dos solos.
Esta intervenção tem enquadramento no Art.º 70.º do Regulamento (UE) 2021/2115. No âmbito do Roteiro para a Neutralidade Carbónica, estas pastagens são apontadas como um dos principais drivers de descarbonização do setor “agricultura, florestas e outros usos do solo”, pois constituem um contributo fundamental para o sequestro líquido de carbono.
As Pastagens Naturais Biodiversas (com níveis adequados de diversidade florística, grau de cobertura do solo e teor de carbono), atendendo ao seu stock de carbono, são igualmente áreas que devem ser preservadas e valorizadas.
As Pastagens Semeadas Biodiversas contribuem de forma relevante para a mitigação das alterações climáticas e a proteção dos solos.
Esta intervenção contribui para as seguintes metas do PEPAC:
• R.14 - PR Armazenamento de carbono nos solos e biomassa
• R.19 - PR Melhorar e proteger os solos
• R.33 - Melhorar a gestão da rede Natura 2000
Para mais informações consulte o Guia de Certificação: