placeholder+image placeholder+image
...

GlobalG.A.P.

 

O referencial GLOBALG.A.P. foi desenvolvido pelos principais Grupos de retalhistas europeus, com o objectivo de dar confiança aos consumidores sobre o modo como são obtidos os alimentos, mediante a aplicação de um protocolo de Boas Práticas Agrícolas (em inglês - Good Agricultural Practices - G.A.P.) que os produtores de todo o Mundo podem implementar, para demonstrar o cumprimentos dessas boas práticas.

A certificação GLOBALG.A.P. aplicável à unidade de produção, abrange todo o processo de produção agrícola desde a origem da planta (semente/materiais de propagação) ou desde que o animal entra na exploração, até ao produto final não processado.

Vantagens da certificação GLOBALG.A.P. para os produtores:
- Assegura o acesso aos mercados nacionais e internacionais;
- Transmite confiança aos consumidores e clientes;
- Facilita o cumprimento da legislação de referência;
- Reduz os riscos de Segurança Alimentar na exploração;
- Reduz os custos relacionados com certificações, uma vez que é reconhecida mundialmente.

A Certificação GLOBALG.A.P. é hoje um passaporte para exportar e abrir portas paro os seus produtos a nível mundial.

A CODIMACO está acreditada para a certificação GlobalG.A.P. IFA Frutas e Legumes V4.

Para mais informações consulte o Guia de Certificação GLOBALG.A.P.

Pode ainda encontrar informações complementares no site do GlobalG.A.P.

-

 

Maçã de Alcobaça - IGP

 

MAÇÃ DE ALCOBAÇA é a denominação da maçã qualificada como IGP - Indicação Geográfica Protegida, de diversas variedades produzidas na área geográfica especifica. Foi qualificada pela União Europeia e pelo Ministério da Agricultura em 1994, nos termos do Regulamento CEE nº 2081/92. Estas entidades reconhecem que as maçãs produzidas nesta região possuem características distintas, influenciadas pelas condições ímpares, daquela região, para a produção de maçãs de elevada qualidade.
A Entidade gestora da Indicação Geográfica é APMA - Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça.

A Maçã de Alcobaça é um produto nacional, produzido nos concelhos do litoral Oeste, obtida em Protecção ou Modo de Produção Integrada e cujos requisitos, em termos de segurança alimentar, são controlados, pela CODIMACO, de modo a garantir a qualidade deste produto, a salvaguardar a saúde humana e a qualidade do meio ambiente.
Esta certificação garante que os produtos em causa foram produzidos na região indicada e que as suas características, qualidade e processos de produção estão de acordo com as tradições que os tornaram especialmente conhecidos e apreciados.

Actualmente e após processo de alargamento a área geográfica abrange para além dos iniciais concelhos de Alcobaça, Nazaré, Óbidos, Caldas das Rainha e Porto de Mós, também os concelhos da Batalha, Bombarral, Cadaval, Leiria, Lourinhã, Marinha Grande, Peniche, Rio Maior e Torres Vedras.

A CODIMACO está acreditada pelo IPAC para certificar a Maçã de Alcobaça - IGP, caso esteja interessado em ter a sua maçã certificada contacte-nos.


Para mais informações consulte o Guia de Certificação da Maçã de Alcobaça - IGP, pressionando o botão abaixo

 

Organic Farming


Organic farming is a farming system based on several principles and management practices designed to minimize the impact of human activities on the environment, but at the same time ensure that quality products are obtained as naturally as possible.

Organic Agriculture is distinguished by the use of techniques of agro-environmental nature, such as:
- Long Rotations of diverse cultures and where possible grown in intercropping;
- Use of internal farm resources, such as manure based organic fertilizers, composted organic materials, as well as varieties / breeds well adapted to local conditions;
- Prohibition on use of synthetic fertilizers, plant protection products and antibiotics;
- Maintaining hedges, natural vegetation, and seed cultures for fertilization in green manure;
- Breeding of animals in an extensive regimen, with open access to outdoor areas, with foods that are organic in origin.

Organic farming is applicable to the food supply chain, which includes food industry, distribution and stores. The certification process as well as including these units, namely wineries and other industries can also extend to importers of products coming from non-EU countries with equivalent certifications.

Organic farming in the EU is regulated by Reg. 834/2007 and Reg. 889/2008 (and respective amendments).

Organic farmers can apply for aid to this farming method, through specific measures of the RDP 2020 - Measures 7.1.1 and 7.1.2.

Just those who are certified by an accredited certification body can label and advertise their products as organic farming.

CODIMACO is accredited according to NP EN ISO / IEC 17065 for organic farming by IPAC, identified for certification in this farming method with the following code: for example in Portugal - PT-BIO-08.
For more information see the Organic Farming Certification Guide in the buton below.


Modo de Produção Integrada


A Produção Integrada é um sistema de produção agrícola, em que são aplicadas Boas Práticas Agrícolas, privilegiando a utilização dos mecanismos de regulação natural em substituição dos factores de produção que possam prejudicar o ambiente, contribuindo, deste modo, para uma agricultura mais sustentável.
Para se conseguir aplicar correctamente as Boas Práticas Agrícolas é necessário um planeamento abrangente de toda a exploração, pelo que terão de ser feitas análises periódicas às áreas de cultivo, e acompanhar regularmente o desenvolvimento das culturas e animais, bem como registar toda as actividades agrícolas em cadernos de campo.

Objectivos da produção integrada

A Produção Integrada tem por base os seguintes princípios:
a) Regulação do ecossistema, bem-estar dos animais e preservação dos recursos naturais;
b) Gestão da exploração agrícola no seu conjunto;
c) Equilíbrio do ciclo dos nutrientes, reduzindo as perdas ao mínimo;
d) Preservação e melhoria da fertilidade do solo e biodiversidade;
e) Protecção das plantas tendo obrigatoriamente por base os objectivos e as orientações da Protecção Integrada;
f) Contribuir para a salvaguarda da saúde do produtor e do consumidor;
g) Minimização de alguns dos efeitos secundários decorrentes das actividades agrícolas.

Os agricultores que produzam em Modo de Produção Integrada podem solicitar ajudas a este modo de produção, através de medida específica do PDR 2020 - Acção 7.2 (Produção Integrada). Apenas quem estiver certificado por um organismo de certificação acreditado, pode candidatar-se a estas Ajudas e rotular e publicitar os seus produtos como sendo de Produção Integrada.

A CODIMACO está acreditada pelo IPAC para certificar produção vegetal, animal e produtos transformados segundo as regras do Modo de Produção Integrada.

Para mais informações consulte o Guia de Certificação do Modo de Produção Integrada, pressionando o botão abaixo.

Pêra Rocha do Oeste - DOP


A Pêra Rocha do Oeste é a denominação da pêra qualificada como DOP - Denominação de Origem Protegida. Foi qualificada pela União Europeia e pelo Ministério da Agricultura em 2003, nos termos do Regulamento CE n.º 492/2003 da Comissão. Estas entidades reconhecem que a pêra rocha produzida nesta região possui características distintas, influenciadas pelas condições ímpares, para a produção de pêra de elevada qualidade.
O agrupamento de produtores responsável pela gestão da Denominação de Origem é a ANP - Associação de Produtores de Pêra Rocha.

A Pêra Rocha uma variedade portuguesa obtida casualmente de semente há cerca de 150 anos. Esta pera tem epiderme amarela-clara, polpa branca, macia-fundente, granulosa, doce, não ácida, muito sucosa e perfume ligeiramente acentuado.
Os factores edafo-climáticos e a mestria das gentes do Oeste são condições determinantes para a obtenção deste produto com qualidades organolépticas excepcionais, apreciadas e reconhecidas mundialmente.
A CODIMACO está acreditada pelo IPAC para certificar a Pêra Rocha do Oeste - DOP, caso esteja interessado em ter a sua pêra certificada contacte-nos.

A área geográfica da Pera Rocha do Oeste - DOP abrange a designada Região Oeste.


Para mais informações consulte o Guia de Certificação da Pêra Rocha do Oeste - DOP, pressionando o botão abaixo

Queijo Rabaçal - DOP


O Queijo Rabaçal é a denominação do queijo qualificado como DOP - Denominação de Origem Protegida. Foi qualificado pela União Europeia e pelo Ministério da Agricultura.

O Queijo Rabaçal é um queijo curado, de pasta semi-dura a dura, com poucos ou nenhuns olhos, pequenos e irregulares disseminados na massa, branca - mate, obtido por esgotamento lento da coalhada, após a coagulação da mistura de leites crus de ovelha e cabra, por acção do coalho animal.

O Queijo Rabaçal - DOP tem de ser produzido na região, cuja área de produção (produção do leite, fabrico e maturação do queijo) está circunscrita a algumas freguesias dos concelhos de Condeixa - a - Nova, Penela, Soure, Alvaiázere, Ansião e Pombal.
A entidade gestora da Denominação de Origem Protegida - Queijo Rabaçal é a APRORABAÇAL - Agrupamento de produtores de Leite de Ovelha e cabra e do Queijo Rabaçal - DOP.

A CODIMACO avalia as condições de produção desde os rebanhos, incluindo a ordenha, fabrico e produto final (queijo pronto a comercializar) incluindo ainda os pontos de venda.

Se pretender certificar o seu queijo como Queijo Rabaçal contacte-nos.


BRC - EN


Clube Produtores Continente - EN

 

 

Gestão Florestal Sustentável - EN


HACCP - EN


Regantes - EN


Tesco - EN


IFS - EN


Presentation

 

CODIMACO is a Portuguese company that certifies agricultural food products since 1993. Since that year we are elected partners to a growing number of agricultural producers and food industries.
We ensure compliance with national and international regulatory schemes, as well as, market requirements and those of several retail chains.
CODIMACO is recognized by the Portuguese Ministry of Agriculture, Rural Development and Fisheries and is also accredited as a Product Certification Body by "IPAC" - the Portuguese Institute for Accreditation with code: C0021.
CODIMACO ensures the audit of BRC Global Standard - Food, IFS - International Food Standard and TESCO Nurture, as well as the inspection and certification of:

Rocha Pear from the West - PDO (Protected Designation of Origin);
Alcobaça Apple - PGI (Protected Geographical Indication);
Honey from the Lousã mountain range - PDO;
Rabaçal cheese - PDO;
Óbidos and Alcobaça sour Cherry - GI
Integrated Pest Management;
Integrated Crop Managment;
GLOBALG.A.P - Good Agricultural Practice;
Organic Farming;
Private Protocols:
"Clube de Produtores Continente"
"Vida Auchan - Qualidade Sustentável".

CODIMACO is accredited according to NP EN ISO/IEC 17065 by "IPAC" - the Portuguese Institute for Accreditation, identified with Certification Body code - C 0021.

 

Quality Policy

 

CODIMACO's Quality Policy is based on the constant search to improve the quality of services rendered in order to attain consumer and customer satisfaction.

Vision

To consolidate itself as a certification body and become a national benchmark in this area.

Mission

Evaluate and certify agricultural and food products, in order to promote the preservation of the environment, improved trade relations and consumer choice of food products thar are safe and of quality.

Values

Competence, independence, impartiality, integrity, accuracy, impartiality and strict confidentiality. These values are put into practice by applying the assessment procedures in a uniform manner, to ensure product conformity and an objective and impartial treatment of all customers.

download Guia de Certificação

 

Departamento de Certificação


RESPONSABILIDADES

Avaliar as condições iniciais dos requerentes;
Analisar os relatórios de auditorias e de acções de controlo;
Elaborar pareceres sobre os resultados das acções de controlos e auditorias externas;
Solicitar planos de acções correctivas dos operadores;
Solicitar pareceres à Comissão Consultiva;
Deliberar sobre a atribuição e renovação de certificados;
Emitir certificados;
Elaborar o regulamento de aplicação de sanções;
Deliberar sobre aplicação de sanções;

Departamento de Avaliação

 

O Departamento de Avaliação é responsável pela informação recolhida durante as acções de avaliação e auditorias. Compete-lhe também analisar e avaliar os planos de acções correctivas dos operadores.

  As acções de Avaliação e Auditorias compreendem: visitas aos locais de produção e unidades de preparação, execução de questionários, observação da realização de tarefas, para além da recolha de documentos e amostras de outros materiais.

As acções de Avaliação e auditorias, aleatoriamente, prevêem a colheita de amostras para análise quantitativa e qualitativa de solo, água, material vegetal, frutos, e produtos transformados. A recolha de amostras pode ter lugar nas explorações agrícolas, unidades de preparação e locais de venda. A CODIMACO recorre, para o efeito, à subcontratação de laboratórios acreditados segundo a norma NP EN ISO/IEC 17 025.

 

Crediting

 

 

 

Preliminary Budget Order for GlobalG.A.P.

Depending on the availability of ours technician, we will send you the quotation in 48 hours (working days). All the fields need to be described.

Preliminary Budget Order for Maçã de Alcobaça

Depending on the availability of ours technician, we will send you the quotation in 48 hours (working days). All the fields need to be described.

Preliminary Budget Order for Modo Produção Biológico

Depending on the availability of ours technician, we will send you the quotation in 48 hours (working days). All the fields need to be described.

Preliminary Budget Order for Modo de Produção Integrada

Depending on the availability of ours technician, we will send you the quotation in 48 hours (working days). All the fields need to be described.

Preliminary Budget Order for Pêra Rocha do Oeste

Depending on the availability of ours technician, we will send you the quotation in 48 hours (working days). All the fields need to be described.

Preliminary Budget Order for Queijo Rabaçal

Depending on the availability of ours technician, we will send you the quotation in 48 hours (working days). All the fields need to be described.

the link

 

A política de expansão da CODIMACO, obriga a que estejamos sempre a recrutar novos elementos para juntar à nossa equipa e colaborar connosco.

Se tiver formação adequada, um perfil dinâmico e ambicioso, envie-nos o seu CV.

 

Subscribe our newsletter to receive the latest news in your email.