Ginja de Óbidos e Alcobaça IGP
Indicação Geográfica Protegida
Designa-se por Ginja de Óbidos e Alcobaça os frutos da cultivar “Galega”, pertencente à família da Rosáceas, subfamília das Prunóideas, género Prunus e espécie Prunus cerasus L. que, obtidos na área geográfica, se caraterizam essencialmente pela cor vermelha, calibre pequeno, forma ligeiramente achatada.
A zona de produção da Ginja de Óbidos e Alcobaça fica situada, entre a Serra dos Candeeiros e o Oceano Atlântico, o que condiciona a existência de um microclima muito específico e característico da área geográfica delimitada. Associado a solos com boa aptidão para o efeito, estão reunidas as condições para a produção de Ginja de Óbidos e Alcobaça de grande qualidade organolética e de características específicas, que a diferencia das ginjas obtidas noutras regiões.
A Ginja de Óbidos e Alcobaça, obtida na área geográfica delimitada, carateriza-se essencialmente pela cor vermelha, pela elevada percentagem em açúcar e por uma acidez também elevada, o que lhe confere um gosto agridoce equilibrado e aroma intenso, caraterísticas essenciais para a sua utilização como ingrediente na produção de géneros alimentícios que incorporam este produto.
Para mais informações consulte o Guia de Certificação:
Made on
Tilda